segunda, 09 de maio de 2022 - 12:52h
Agência Amapá participa do lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)
O objetivo preparar empresas e instituições amapaenses para entrarem no mercado das exportações.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Kevin Ferreira

O Diretor-Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes e a equipe técnica da Diretoria de Atração de Investimentos (DAI) participaram na última sexta-feira, 05, do lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), no SEBRAE Amapá.

Na região, o núcleo será executado por meio de uma parceria com a Fundação Guamá, do Pará e tem como objetivo preparar empresas e instituições amapaenses para entrarem no mercado das exportações, além de disponibilizar, também, um conjunto de atividades que garante ao exportador avançar no caminho de oportunidades no comércio exterior, voltadas para o processo de continuidade do processo de exportação como a participações em feiras internacionais, missões empresariais, dentre outras.

Para o Diretor-Presidente da Agência Amapá, Joselito Abrantes, a participação do Apexbrasil no Estado do Amapá é de grande importância, pois o Estado tem um grande potencial produtor e necessita de orientações mais específicas.

“O lançamento do núcleo PEIEX no Estado, é de suma importância, pois irá contribuir significativamente com o crescimento tanto dos empreendimentos já estabelecidos no Estado, quanto àqueles que estão iniciando. A Agência acompanha de perto a evolução da produção local e também, a abertura de novas empresas, através dos nossos Programas Selo Amapá e Minha Primeira Empresa, e sabe o quanto esses cursos de preparação para a exportação irá somar com esses empreendedores” declarou o Presidente.

O Presidente chamou atenção ainda para o funcionamento nos próximos dias do primeiro terminal privado de contêineres do Amapá, administrado pela TECONAP S/A, podendo viabilizar rotas marítimas internacionais através do Porto de Santana. Com previsão para início das operações no mês de maio de 2022, a TECONAP S/A vai operar com capacidade inicial para 3.000 contêineres por mês. Com o terminal, novas oportunidades surgirão para o estado. O Amapá é um forte exportador de produtos não conteinerizados, recebendo aproximadamente 10.000 caminhões por mês com produtos destinados ao consumo interno e à exportação. Porém, esses caminhões voltam ao ponto de origem vazios, já que atualmente não há demanda para enviar produtos do norte do país, ao sul e sudeste do Brasil. Agora com o novo Terminal de Contêineres do Estado do Amapá, esses caminhões poderão ser utilizados para escoar os produtos que chegarão através do Porto de Santana, gerando novas oportunidades de negócio, emprego e renda para o estado do Amapá.

 

Essio Lanfred Neto, representante do escritório da ApexBrasil ressaltou a importância do Estado do Amapá para o Comércio exterior e a necessidade de orientação sobre a exportação.

“O Amapá é o único Estado Brasileiro com fronteira direta com a Europa, por meio da Guiana Francesa e, além disso, possui elementos que o colocam no protagonismo dessa vanguarda de operação de comércio exterior como, iminentes operações da TECONAP (primeiro terminal privado de contêineres do Amapá), com perspectivas de ampliação do comércio Bilateral; operacionalização da ponte binacional; Operação da comissão dos portos do planalto da Guianas, trabalhando na elaboração de um mapa de exportação que trabalhe nessa região, dentre outros. Ou seja, possui elementos primordiais para atuação no Comércio internacional, por isso, a importância e necessidade da ApexBrasil, instalar um núcleo de orientação de exportação no Estado” pontuou Lanfredi.

O Diretor-Presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites, responsável pela gestão do programa PEIEX nos Estados Amapá e Pará explicou que, além da qualificação empresarial já  fornecida pelo PEIEX no Brasil inteiro, hoje, também existe a possibilidade de conexão com serviço de tecnologia, na adequação na embalagem ou  certificação de um produto, pois a fundação Guamá atua com ciência e tecnologia e no amapá, também conta com a aprceria da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Além do Diretor-Presidente, Joselito Abrantes, também participaram do evento, a Diretora de Atração de Investimentos da Agência Amapá, Gláucea Madesr e as técnicas Tânia Muriy e Larissa Diniz.

IMAGENS RELACIONADAS
  • APEX
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2022 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá