terça, 03 de maio de 2022 - 18:34h
“É a realização de um sonho” disse a Presidente da Associação de Artesãos ao receber Selo Amapá
A certificação vai atender cerca de 60 trabalhadores da Associação de Artesãos e Empreendedores Individuais da Beira Rio (AMICRO)
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Erich Macias

O governo do Estado certificou no último sábado, 30, com o Selo Amapá – Produtos do Meio do mundo a Associação de Artesãos e Empreendedores Individuais da Beira Rio (AMICRO).

Para a Presidente da Associação, Suely Pantoja, a certificação é a realização de um sonho, pois,  o Selo de origem nas produções dos artesãos amapaenses garante credibilidade aos produtos, “Principalmente nas vendas em feiras fora do Estado e também, para a venda aos turistas que compram nossas peças aqui para presentar possas de fora do Amapá e até mesmo em outro País. É realmente, a realização de um sonho. Só tenho a agradecer” declarou emocionada a presidente.

Na AMICRO, são cerca de 60 artesãos e empreendedores, nas mais diversas modalidades como cerâmica, madeiras, sementes e fibras vegetais, além de manualidades diversas como tecidos, fios e trançados. Tem artesão que desenvolve atividades há mais de 20 anos e tem também, os que estão há cerca 2 anos no segmento e viram no artesanato uma fonte de renda.

Os artesãos são aquelas que produzem as peças e os empreendedores, apenas comercializam os produtos artesanais.

A maioria dos artesãos é da capital Macapá, mas tem também, associados em Santana,   Mazagão e outros Municípios.

De acordo com a Presidente Suely Pantoja, em breve, haverá a posse dos membros da Federação de Artesãos do Amapá, que irá abranger todos os artesãos e empreendedores do Amapá, onde ela também será Presidente. Com isso, ela garante que dará entrada na documentação junto à Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, para que a certificação Selo Amapá – Produtos do Meio do Mundo atenda a todos os artesãos e empreendedores, do Estado, no seguimento.

 

Selo Amapá – Produto do Meio do Mundo

É uma política pública de valorização dos produtos fabricados no Amapá, que foi criado através da lei estadual nº 2.235/2017 e regulamentado pelo decreto estadual nº 4.027/2017.

Esse reconhecimento atesta a origem, fortalece as características da região, agrega valor social, econômico, ambiental e cultural aos produtos genuinamente amapaenses, que ganham força e autoridade no mercado, especialmente no comércio exterior.

O selo Amapá está presente nos 16 municípios do estado. Desde a criação, o governo do Amapá já certificou mais de 100 empresas, com o selo de origem – selo Amapá em todo o estado.

Já são mais de 120 empresas amapaenses certificadas e fortalecidas com o Selo Amapá-Produtos do Meio do Mundo.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá