terça, 05 de abril de 2022 - 11:28h
Nova Economia: Governo firma protocolo para desenvolvimento sustentável do setor moveleiro
Medida permite a comprovação legal de origem da madeira, possibilitando que o mobiliário produzido no estado possa ser comercializado tanto no mercado local quanto nacional. Serão beneficiados cerca de mil produtores.
Por: Cláudio Morais
Foto: Protocolo foi assinado nesta quarta-feira, 30, no Palácio do Setentrião.

O Governo do Amapá garante desenvolvimento sustentável, geração de emprego e de renda com valor social ao firmar um protocolo de intenções, nesta quarta-feira, 30, com a TW Forest, primeira concessionária de manejo florestal sustentável do estado, e o Centro de Desenvolvimento das Indústrias Moveleiras do Amapá (Cadima), que reúne representantes do setor moveleiro.

A medida permite a comprovação legal de origem da madeira, possibilitando que o mobiliário produzido no Amapá possa ser comercializado tanto no mercado local quanto nacional.

LEIA MAIS: Nova Economia do Amapá: Governo apresenta floresta sustentável como investimento estratégico

A iniciativa beneficiará diretamente cerca de 1 mil produtores, entre empresas de movelaria, estâncias e artesãos em todo o estado, além de abastecer o mercado com produtos de origem amapaense e matéria-prima de primeira qualidade.

O governador, Waldez Góes, destacou as medidas como estratégicas para o setor, que é expressivo para a geração de empregos e alinhado às vocações econômicas do estado.

“Considerando os avanços que nós já temos no Amapá, referentes ao manejo sustentável de madeira, que esses projetos possam fortalecer a economia local, tanto no setor madeireiro quanto moveleiro do estado, que têm participação significativa na geração de emprego e de renda”, ressaltou o chefe do Executivo.

Desenvolvimento Socioambiental

O diretor-presidente da Agência Amapá, Antônio Teles Júnior, relembrou que a partir do planejamento iniciado em 2015, o Governo realizou, já no ano seguinte, a primeira concessão de manejo florestal do estado, na Floresta Estadual do Amapá (Flota/AP). A vencedora do leilão foi a empresa TW Forest, que industrializa a madeira nativa proveniente do manejo florestal sustentável para mais de 40 países.

“Com a madeira sendo industrializada seguindo uma série de critérios legais, técnicos e ambientais, garantimos, agora, que o nosso setor produtivo seja abastecido com matéria-prima regulamentada, de primeira, superando de vez esse gargalo”, explicou Teles Jr.

O protocolo firmado pelo Estado vai garantir que os produtores serão abastecidos com madeira de primeira linha a preços mais atrativos para o mercado local, com certificações de reconhecimento internacional, oriundas do manejo da TW Forest.

“Esse acordo vai permitir maior competitividade para o mercado, com o varejo sendo abastecido com mobiliário produzido com madeira de origem legal e mão de obra local [...] O setor moveleiro gera, hoje, 8 mil empregos aproximadamente e esse acordo fará da geração de mais empregos uma realidade”, completou Juarez Oliveira, diretor da Cadima.

Floresta do Amapá

A Flota foi criada em 2006, durante a primeira gestão do governador Waldez, para garantir a utilização dos ativos florestais por meio de projetos economicamente sustentáveis e socialmente justos, beneficiando comunidades tradicionais e diminuindo o impacto da exploração.

A unidade de conservação do Estado possui área total de 2.369.400 hectares e abrange 10 dos 16 municípios: Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque.

Nova Economia

A Nova Economia do Amapá é um Plano Estadual de Desenvolvimento da Economia Circular para o período 2022-2030. É um conjunto de políticas públicas para um novo e mais eficiente modelo de desenvolvimento econômico para o Estado, com a previsão de geração de mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida aos amapaenses.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá