quarta, 16 de novembro de 2022 - 12:41h
Nova Economia: Governo lança a I Feira de Negócios e Inovação do Selo Amapá
Evento ocorre de 8 a 12 de dezembro, no complexo Turístico da Beira Rio, para estimular a comercialização de produtos já certificados.
Por: Sávio Almeida
Foto: Ianca Moreira
Objetivo é fortalecer a marca Selo Amapá e promover maior visibilidade dos produtos fabricados e produzidos no Estado.

O Governo do Estado, em parceria com o Senai, lançou nesta sexta, 4, a Feira de Negócios e Inovação do Selo Amapá. A ação faz parte do Plano da Nova Economia do Amapá, que prevê um conjunto de políticas públicas, com a previsão de geração de mais emprego e renda, respeitando o meio ambiente e oportunizando a qualidade de vida aos amapaenses. 

O evento acontece de 8 a 12 de dezembro, no Complexo Turístico da Beira Rio, e busca dar maior visibilidade aos produtos já certificados e incentivar outros produtores a certificar o seu produto com a marca de origem de um dos estados mais preservados da Amazônia Legal. 

A área do evento disponibilizará 50 estandes para a exposição de empresas, além de área gourmet e espaço cultural,com venda de produtos como sorvetes, picolés, açaí, entre outros. Simultaneamente, a programação marcará a abertura do Projeto Celebrar, com a apresentação e entrega de obras e serviços da gestão pelo Governo do Estado à toda população amapaense.

O governador, Waldez Góes, destacou que mais de 100 empresas no Estado já são certificadas com o selo de origem, de modo que será uma oportunidade de negócios para esses empreendedores exporem e comercializarem seus produtos.

“A feira dará maior visibilidade de informações ao consumidor, que saberá quem são as empresas que já têm o Selo Amapá, quais produtos são de origem do estado, que são comercializados dentro e fora do estado, no comércio exterior e nacional”, comentou Góes.

Os investimentos são de R$1,67 milhão, sendo R$800 mil de emenda articulada pelo senador Randolfe Rodrigues e outros R$870,6 mil do Tesouro Estadual. O parlamentar comentou a iniciativa acentuando o papel do Selo Amapá para conservação e preservação ambiental da floresta no Estado.

“A feira agrega valor ao produto local, mas sobretudo como um produto apresentado sem a devastação ambiental, e isso significa muito para nós”, ressaltou Rodrigues.

Parceria com o Senai

O evento conta com a cooperação do Senai Amapá, que irá ofertar oficinas tecnológicas de desenvolvimento de produtos para o ramo de alimentos, moda e eficiência energética, assim como o Grand Prix de Inovação. Para o diretor regional do Senai, Sérgio Moreira, essa é uma oportunidade para responder às mudanças climáticas com avanços tecnológicos e inovação, mas também com respeito à natureza.

“Se o produto é orgânico, é da Amazônia e é feito dentro de um programa de sustentabilidade, esse produto vale muito mais. Precisamos exportar para o mundo em maior volume, desde que atenda um projeto sustentável”, acentuou Sérgio Moreira.

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