sexta, 29 de abril de 2022 - 13:53h
Empresa de geração de energia e gás natural busca apoio para se instalar no Amapá.
O projeto foi apresentado ao Comitê de Recepção e Acompanhamento de Projetos Econômicos Estratégicos do Estado do Amapá, que irá conduzir o processo.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão
O empresário Elizeu Campos apresentou o projeto, sua estimativa de investimento e geração de emprego.

Na tarde da última terça-feira, 26, os representantes de órgãos do setor econômico do Estado, que compõe o Comitê de Recepção e Acompanhamento de Projetos Econômicos Estratégicos do Estado do Amapá reuniram-se no auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, para conhecer o projeto da empresa Evolution Power Partiners S.A, que manifestou interessem em implantar no Estado do Amapá, duas usinas termelétricas em ciclo combinado de gás natural.

 Durante a reunião, os representantes das pastas estaduais e os empresários discutiram acerca das bases documentais específicas de cada setor e o cumprimento de prazo para o tramite do processo.

 De acordo com o documento formalizado junto à Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, a empresa manifesta interesse em assinar protocolo de intenções com o Governo do Estado; Eles buscam também, incentivos fiscais e apoio técnico no que desrespeito ao processo de licenciamento ambiental.

 Segundo o Diretor- Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes, a reunião foi provocada como forma de cumprir com a finalidade do comitê, que tem o papel de recepcionar e avaliar, de forma mais célere cada projeto.

 “São projetos significativos para o Desenvolvimento Econômico do Estado, por isso é necessário trazer para dentro do comitê, para em um único encontro, todas as pastas afins conheçam o projeto e cada uma já faz as suas ponderações sobre as questões burocráticas e assim, otimizamos o tempo que seria gasto com a ida do empresário a cada órgão” ressaltou o Presidente.

 De acordo com Elizeu Campos, Diretor Executivo da empresa, o projeto está avaliado em cerca de 3 bilhões de reais, para investimento na usina de geração de energia e o terminal de gás. 

Sobre a fase de construção do projeto, ele apontou que serão gerados de 700 a 1500 empregos diretos e mais, cerca de 2 mil empregos indiretos.

 O executivo também explicou por que o Amapá foi escolhido, para a expansão das empresas.

 “O Amapá tem uma localização privilegiada do ponto de vista logístico, na entrada do rio, muito próximo da oferta de gás liquefeito de todo mercado, está na rota dos navios, ou seja, é um Estado muito bem posicionado e aliado a isso, o governo tem uma Agência para recepcionar grandes empreendimentos e dar todo o apoio técnico para acompanhamento dos gargalos, e isso é muito importante. Ficamos gratos pela acolhida” pontuou Campos.

Participaram da reunião representantes de órgãos estaduais como Seplan, Sema, Agência Amapá, além dor representante da Empresa Evolution Power Partiners S.A e BEP Brazilian Energy participações S.A.

IMAGENS RELACIONADAS
  • Empresa de geração de energia
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá