quarta, 11 de maio de 2022 - 13:17h
Agência Amapá coordena visita à fábrica Amazonbai
Além de certificada com o Selo Amapá, a indústria produz o único açaí com selo FSC do mundo.
Por: Leidiane Lamarão
Foto: Leidiane Lamarão

Na manhã desta terça-feira, 10, o Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Joselito Abrantes coordenou a visita do empresário Josué Rocha e equipe, do Supermercado Fortaleza à fábrica Amazonbai, que produz o único açaí com selo FSC do mundo. E, por ser um produto genuinamente amapaense, também possui o Selo de Origem, Selo Amapá- Produtos do Meio do Mundo.

A Amazobai é a agroindústria da cooperativa de produtores de açaí do arquipélago do Bailique e Beira Amazonas, que foi inaugurada em dezembro de 2021. Localizada na comunidade Porto do Céu, no bairro Coração, o empreendimento busca beneficiar 2 mil litros de açaí por dia, além de produzir e armazenar mais 60 mil litros.

E foi essa produção local que despertou o interesse do Empresário Josué, não só para atender a rede dos supermercados Fortaleza, como também, levar para outras grandes redes de supermercados em outro Estado Brasileiro.

“Com a ação Vitrine do Selo observamos que alguns produtos certificados ainda não estão nas gondolas do nosso supermercado e o açaí da Amazonbai é uma delas, por isso fizemos questão de vir conhecer de perto toda essa produção e eu achei muito interessante o processo, que garante realmente, segurança alimentar para o cliente. Por isso, queremos, não só,  trazer o produto para dentro de casa, como também, apresentar para um amigo que tem supermercado em outro Estado Brasileiro” destacou o Empresário .

Durante a visita, o Presidente da Amazonbai, Amiraldo Picanço demonstrou todo o processo de produção da agroindústria, desde a colheita do fruto no Bailique, o transporte até Macapá e o produto final.

Ele também falou da importância da articulação do Governo do Estado, para valorizar os produtos da sócio-biodiversidade.

“Fico Feliz com a iniciativa do governo do Estado, em captar empresas interessadas em vender o nosso produto, genuinamente amapaense e certificado mundialmente, isso valoriza e fortalece o trabalho da nossa cooperativa, dos nossos produtores e principalmente, o nosso produto que o Açaí do Amapá” declarou Amiraldo.

O Diretor-Presidente da Agência da Agência Amapá, Joselito Abrantes destacou que a visita é um desdobramento da Vitrine do Selo Amapá, que está ocorrendo nas grandes redes de supermercados e mini-boxes de Macapá e Santana.

“No Estado do Amapá, já são mais de 120 produtos certificados e, a medida que esses empreendimentos observam que não possuem  em suas prateleiras, algum tipo de produtos, nós da Agência, que temos esse contato direto com todos empreendedores certificados, articulamos essas visitas. E no caso da Amazonbai, além de ser um produto certificado com o selo de origem, também, possui todos os selos necessários de qualidade” destacou.

Abrantes também pontuou que, para receber o Selo Amapá, a o produto deve ter todas as certificações de exigências sanitárias, a fim de garantir a segurança alimentar da população.

Na ocasião, a Amazonbai pediu o apoio da Agência Amapá para apoiar no processo de exportação do açaí para o mercado internacional, especificamente, Estados Unidos e Suriname, cujas tratativas já iniciaram.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

AP - Agência Amapá
Av. Cônego Domingos Maltês, 916, Trem CEP 68901-050 – Macapá / AP – Brasil (96) 98414-1005 - (96) 2101-5800 - gabinete@ageamapa.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá